O namoro é a forma de duas pessoas se conhecerem melhor e, com mais intensidade, alguém com quem se pretende ter um relacionamento sério com vistas ao casamento. Mas, atualmente, para muitos jovens o namoro convencional perdeu status. Não é de agora, por exemplo, que os jovens usam o termo “ficar”.
A expressão é muito usada entre os adolescentes de 13 aos 17 anos que buscam simplesmente o prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. Ou seja, é um comportamento em que os jovens conversam, se beijam, se abraçam e até têm relação sexual, sem nenhuma responsabilidade pós-encontro. Não há nenhum vínculo emocional, afetivo,espiritual e, muito menos, trocas de endereço e telefone.
O “ficar” é uma armadilha do Diabo, esta prática não deve ser seguida pelos jovens cristãos. “Se ele tem um compromisso com Deus e encara o seu corpo, a sua sexualidade, como a Palavra diz, ele não vai ter esse comportamento.
O sexo é para ser desfrutado entre o homem e a mulher no contexto do casamento. E o ficar, é uma fonte de excitação, em que beijos ardentes e carícias em partes íntimas são praticados. Dificilmente, um jovem conseguirá ter uma vida de santidade em um relacionamento passageiro, sem um peso de responsabilidade e compromisso.
A juventude precisa de santidade. Há uma grande diferença entre pureza e virgindade, já que alguns adolescentes se guardam para o casamento, mas mantêm outras práticas sexuais. Em contrapartida, existem pessoas que "perdem a virgindade" e, depois de se converterem, se arrependem e evitam a intimidade antes do casamento.A juventude cristã precisa repensar a sua atitude em relação ao namoro, ao noivado e ao casamento, não segundo a ótica do mundo que está sem Deus, mas dentro de uma visão bíblica equilibrada.
Existem princípios para o namoro cristão. E um deles é justamente o não "ficar”.Quando se tem esta experiência de ser uma só carne, antes de se casar, há quebra de princípio bíblico. E isso pode, e tem trazido, muitos problemas". A Igreja e seu papel;Os pastores precisam falar mais sobre este assunto, sem condenação. “A igreja tem que parar de apenas dizer que é proibido, mas também educar. Dar condições aos jovens para que eles não façam o que é condenado pela Palavra de Deus. É necessário um trabalho de conscientização em que a juventude seja esclarecida das conseqüências que advêm da quebra dos preceitos bíblicos.
Para os jovens cristãos que estão na moda do ficar: Repensem no que Deus tem para sua vida, se está se relacionando indevidamente com alguém, deve reconhecer que esta não é a vontade de Deus e para com tal atitude. E lembre-se que Deus, perdoa nossos pecados. Ele morreu na cruz para perdoar os erros da humanidade. E, com certeza, a partir deste reconhecimento, Deus vai honrar e abençoar os seus caminhos.
Reflitam sobre isso!
Autoria: Eliane Canegal - Elnet.com.br
Beijos,
Ketylla.
muuito bom o texto :)
ResponderExcluirmassa!!
ResponderExcluirtah no meo orkut já!!
ótimo o texto, gostei!!
ResponderExcluirFalaaaa Deus! Que esse não seja apenas um texto lido para depois ser esquecido. A luta contra os costumes "normais" do mundo deve ser diária. SOMOS DIFERENTES, Cristo vive em nós ;) | Beijin na testa!
ResponderExcluirQUEBRA TUDO PRA JESUS
ResponderExcluircoloca o vídeo do VIA no blog!
ResponderExcluirAcho que não só o "ficar", mas também os namoros baseados em carícias excessivas e nos desejos carnais devem ser abominados! O nosso namoro não deve ser motivo de escândalo para ninguém!
ResponderExcluirMarcos diz: Ficar é BOM, quando FICAMOS em contrito com DEUS, FICAMOS desejosos de INTIMIDADE com DEUS, FICAMOS firmes frente a tentação do diabo, FICAMOS inconformados com o mundo em que vivemos que sucumbe a práticas não cristãs, FICAMOS com sede da palavra para saber o que DEUS quer para nossas vidas e aguardamos as bençãos certas nos tempos certos, O QUE É O FICAR PARA VOCE JOVEM? QUAIS AS CONSEQUENCIAS DE SEUS ATOS?
ResponderExcluirPasso a frente os ensinamentos bíblicos:
"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor."(TM 2: 22)
"Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (EC 11: 9)