Sentimento de maior representatividade na bíblia e para o qual todas as definições fracassam em significação, pela complexidade de expressão deste sentimento.
Deixando de lado os poetas prefiro a definição bíblica pela sua simplicidade e tamanha propriedade por entendimento mais profundo do amor.
O amor proposto por Deus transpassa qualquer sentimento efêmero ou hipocrisia indo além das expectativas humanas ou definições simplificadas, este texto vem tentar demonstrar que para agradarmos a Deus temos que entender em profundidade o que é o amor.
“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12: 29-31)
Para tanto trago aqui uma transcrição bíblica que descreve o amor:
”Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (1Co 13:13)
A tradução do grego Ágape: traz o amor espontâneo e divino o mais eterno de todos, minha bíblia ainda aborda o assunto discorrendo em 9 dons transcorrentes do amor:
Paciência: amor passivo – não tem pressa, é sofredor, sofre, crê, espera e suporta tudo.
Bondade: amor em ação – nunca age imprudentemente ou insolentemente; não é inconsistente não se ensoberbece ou se orgulha.
Generosidade: o amor na competição: não é invejoso ou ciumento.
Humildade: o amor escondido – não se ostenta, não se torna público; trabalha, e depois recua.
Cortesia: o amor na sociedade – não se porta com indecência; é sempre gentil; fica à vontade com todas as classes; nunca é rude ou indelicado.
Abnegação: o amor em essência – nunca é egoísta, irritado ou amargo; busca somente o bem dos outros; não se vinga ou busca vingança.
Bom humor: o amor com disposição – nunca se irrita; nunca se ressente.
Justiça: o amor na conduta – odeia o pecado; nunca se alegra quando os outros erram, sempre se alegra com a bondade para com os outros, sempre demora a se expor, esta sempre ávido por crer no melhor, sempre tem esperança e tudo suporta.
Sinceridade: amor na profissão – nunca se orgulha nem se ensoberbece; não é hipócrita; sempre honesto; não deixa a impressão somente o que estritamente verdadeiro, nunca é altivo, não se irrita de modo passional, nem pensa em cometer erros; é sempre justo alegre e verdadeiro; sabe como se silenciar, tem muita confiança está sempre presente.
Alguns querem agradar a Deus, mas não sabem como, bem deixo com vocês a primeira chave para alegria de Deus o mandamento maior de Jesus.
Sejamos amáveis e amantes para que sejamos agradáveis a Deus permita-se o amor.
Ame como Jesus sem nada querer em troca, ou que o amor devoluto seja infimamente menor, ame de graça, ame o teu próximo mesmo que este não mereça seu amor, mesmo que a recompensa seja oriunda do céu e não retribuída na Terra.
Não comunhão sem amor!
Abraços de alguém que se importa e os ama!Marcos Lamego
DEUS É AMOR! A Bíblia (Deus) se revela nessa palavra tão pequena e tão importante para a revelação da palavra. DEUS OS ABENÇOE. ;-)
ResponderExcluir